Início > Lacres > Envelope Starlock tem artigo publicado na Revista Metering 2011

Envelope Starlock tem artigo publicado na Revista Metering 2011

A RESOLUÇÃO NORMATIVA 414 ANEEL E O
ENVELOPE DE SEGURANÇA

Resolução Normativa Nº 414, de 9 de Setembro de 2010

A Resolução Normativa ANEEL Nº 414, de 9 de setembro de 2010
em seus Art. 129 § 5o e Art. 137 § 5° define que, em caso de retirada do medidor e demais equipamentos de medição, estes devem ser acondicionados em invólucros específicos, que devem ser lacrados no ato de retirada dos mesmos e entregue um comprovante desse procedimento ao consumidor. Para tal a ELC dispõe do único envelope 100% inviolável, resistente a abertura através de “gás freon” ou calor.

Como se sabe, a prova pericial coletada pela autoridade policial, encarregada de uma investigação, somente terá valor judicial se ficar patente que ela permaneceu livre de contatos com pessoas não-autorizadas. Este fato exige da autoridade policial uma atenção redobrada, diante de evidente possibilidade de violação a que está sujeito um envelope ou mesmo um malote ou outro compartimento fechado a cadeado.

Muitas pessoas não sabem, mas os envelopes fechados com adesivo podem ser facilmente abertos e tornados a fechar sem deixar vestígios caso o fraudador se utilize de “spray” congelante (gás freon) ou de um secador de cabelo, pois o adesivo se abre em situação de temperaturas extremas de frio ou calor. A solução definitiva a esse problema somente despontou na década de 80, quando a ELC Produtos de Segurança lançou o primeiro envelope de
segurança 100% inviolável.

Envelope de Segurança Starlock

O ENVELOPE INVIOLÁVEL DA ELC STARLOCK

O ponto de partida teve lugar em 1967 quando Eduardo de Lima Castro Netto inventou e comercializou, pela primeira vez no mundo, um selo plástico de segurança, destinado a substituir os selos de chumbo, nocivos à saúde. Sua empresa, ELC Produtos de Segurança, tornou-se fornecedora dos Correios, Casa da Moeda e INMETRO. Com o tempo veio a idéia de levar aos envelopes usados no serviço expresso Sedex, um fechamento que fosse tão inquestionável
como o dos selos utilizados em malotes e sacos postais. Após boa dose de Pesquisa & Desenvolvimento, a ELC produziu o envelope de segurança , que chegou a ser largamente utilizado pelos Correios no Brasil e em outros países do Continente.

Sua consagração definitiva como peça inviolável foi dada, porém, pelo Correio dos Estados Unidos que, preocupado com a possibilidade de alterações criminosas do conteúdo da correspondência no trajeto do remetente ao destinatário, decidiu adotar, a partir de 1994, o envelope em uso obrigatório no seu serviço expresso (Express Mail International), que sozinho responde por 40% de todos os correios expressos do mundo. Vale dizer uma tecnologia brasileira exportada para os Estados Unidos.

A respeito do envelope Starlock, o Bank of America declarou: “We’ve found no better security for our inter-office communications” (Não encontramos melhor segurança para nossas comunicações entre Agências). E o Departamento de Defesa do Estados Unidos declarou: “Beats the heck out of the alternatives” (é muito melhor que os produtos alternativos).

O RECONHECIMENTO DA AUTORIDADE DE SEGURANÇA E PERÍCIA

As características de inviolabilidade do Starlock imediatamente também chamaram a atenção das autoridades de segurança, tanto policiais quanto de peritos técnicos das demais empresas. é com orgulho que hoje a ELC inclui em sua clientela as Polícias Federal, Militar e Civil de várias unidades da Federação, Transportadoras de Valores, Concessionárias de Energia, Gás e Água, tais como Cemig, Light, Grupo Eletrobrás, Saneatins, Águas Guariroba, CEG, entre outras. A maior satisfação da ELC é poder continuar contribuindo para a confiabilidade das operações em uma das etapas mais sensíveis do processo penal.

André de Lima Castro

SOBRE O AUTOR:

André de Lima Castro é Diretor da ELC Produtos de Segurança. Nascido no Rio de Janeiro, 1964, Engenheiro Mecânico pela PUC-Rio de Janeiro. MBA em Marketing, National University, San Diego. Presente em reuniões de Metering desde 2000. Membro de diversas Associações de Proteção da Receita.

SOBRE A EMPRESA:

ELC Produtos de Segurança é certificada ISO 9001/2008 e líder mundial, há 43 anos, na fabricação de lacres, envelopes e malotes de segurança (protegidos por patentes), resultado de intenso trabalho e investimento em P&D. Recentemente auditada pelo US Customs and Border Protection com Boas Praticas de Fabricação e dispõe de um sistema de rastreabilidade via “software” ELO de Segurança, que lhe assegura um alto padrão de segurança em todo o protocolo de selagem.

www.elc.com.br

Veja a Revista completa: www.meteringlatinamerica.com/
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s